quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A inconstante mania de amar.

Surreal é a capacidade de mudar de humor e padrão, todas as vezes em que o compartimento de juízo e lucidez dá um alerta. As pessoas passam um tempo absurdo depositando esperanças no sujeito, escrevendo cartas de amor, fazendo planos pra um futuro próximo... Entregam os sonhos, constroem mais alguns deles, e mesmo que a relação esteja desgastada, ainda conseguem acreditar que daqui dez ou vinte anos o amor vai estar lá, intocado. O meu caso é mais... banal, sabe ? Naquele velho lema "tentativa e erro" não sou do tipo que sonha com finais felizes. Apóio a teoria de que nada é feito pra durar! Me entrego, me envolvo, choro e amo se meu coração pedir pra amar... mais não fico matutando a idéia de amar alguém pra sempre. Pode parecer discurso de gente mal amada, mais isso é resultado de desilusões amorosas drásticas por motivos diferenciados. Foi por isso que eu citei a "surreal capacidade de mudar de humor e padrão quando o compartimento de juízo e lucidez dá um alerta". Quando a gente desperta pra vida e a vida desperta pra gente, a vontade que dá é mudar as regras que impusemos e reformular com critérios mais rigorosos pra nós mesmos... É por isso que hoje em dia eu não carrego mais amarguras; aprendi a tornar as coisas muito mais simples quando começam a se complicar. Não tá bom? A gente conversa. A conversa não resolveu? Conversamos de novo. O diálogo não rolou? Vamos tentar corrigir os erros. Nada mudou ? É porque a relação perdeu a essência. Cada um pra um lado e os dois felizes. O que eu não suporto é aquele chororô descontrolado e aquela gritaria onde tudo e nada são a mesma coisa.Quando um relacionamento termina, não é facil. Mais é preferível que se conserve a dignidade na solidão, do que a consciencia de estar vivendo uma mentira, em companhia. Não, não é falta de amor. É o amor que me fez assim, é o amor que me faz fazer discursos insensíveis e me faz acreditar que amar é ter a decência de admitir que amor não é amor quando é doado por piedade; que amar é doar-se pela felicidade de quem não te ama; que a magia de amar está no entendimento, na reciprocidade do que é verdadeiro; foi o amor que me abriu os olhos pra enxergar seu significado da forma mais ampla, sem mentiras, sem ignorâncias e sem ilusões. A única idéia antiga sobre amor que ainda me permanece, é a de que ele é o sentimento fundamental pra existência da vida. Clichê ou não, a história de que é preciso encontrar amor em si mesmo antes de querer amar alguém, é fato! Quando primeiramente pensamos no amor próprio, todas as outras formas de amor sincero são válidas.


Esse é um texto bem diferente de tudo
que eu já escrevi, porque mostra um
pouco mais de mim. Obrigada
pelo carinho de vocês.

14 comentários:

  1. Sao fatos e relatos do amor que nos fazem crescer e usar até mesmo a nossa vivencia a favor da filosofia amorosa.

    Adoreii seu texto !
    Um conjunto de palavras unicos (:

    s2

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto... você sempre escreve assim, textos grandes mas que eu leio em menos de 60 segundos!! rsrs
    Muito bom de ler!

    ResponderExcluir
  3. Oi,

    O Blog Mosaicos do Sul lançou sua primeira promoção, em comemoração ao aniversário de 6 meses. O prêmio é o livro 1000 Lugares para conhecer antes de morrer. Passa lá e participa!

    Abraço,

    Cacau
    www.mosaicosdosul.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Bom, eu concordo plenamente com tudo que você citou.
    [não sei se isso interessa pra você] mas antigamente eu era uma pessoa que depositava tudo, todas as minhas expectativas, sonhos, medos na pessoa que estava comigo e quando o relacionamento acabava eu era a pessoa mais frustrada e ainda achava que a culpa era do outro mas não conseguia enxergar que era tudo culpa de mim mesma que me deixava levar.

    acho que devemos em qualquer situação, seja amorosa ou qualquer outra da vida manter os pés no chão e estar preparada pra tudo que vier a acontecer.
    porque nada é pra sempre!

    ResponderExcluir
  5. Você tem toda razão, antes de amar outra pessoa devemos amar a nós mesmos!!
    bjocas

    ResponderExcluir
  6. Linda, que belo texto...

    O amor faz nossos pés saltarem do chão...


    Parabéns
    beijo grande

    ResponderExcluir
  7. Com o tempo, a gente tem que aprender a ser feliz sozinha, porque com certeza, tem muitas vezes em que o amor pode muito bem ter dois lados.

    Obrigada pelo comentário no meu texto, vindo de você significa muito!

    ResponderExcluir
  8. Flávia! Meu Deus! Eu simnplesmente me identifiquei com cada palavra exposta aqui! Depois que aprendi a enxergar o amor como ele realmente é (eu sei é opinião minha) mas, é o que achei de mais coerente até hoje no que diz respeito a esse sentimento. Ninguém ama pra vida toda! Às pessoas martirizam o amor, fazem dele algo mais importante que suas próprias vidas! Pensam que amar é ter a pessoa o resto da vida! Eu não acredito nisso! Eu acredito no agora, no que vivo e sinto. Se não deu, não deu! Sabe, Flávia, já recebi duras críticas por conta disso. Me chamaram de insensível, egoísta... Disseram até que nunca encontrei o amor de verdade, pois eu digo, eu amei muito e amo imensamente, isso me faz bem. E acho que as pessoas esperam demais, se prendem demais... Fazem planos demais... E se esquecem de amarem a si mesmas. Minha amiga, já percebeste o quanto tempo muitos perdem chorando e se lamentando por algo que já perdeu o sentido? Muitas vezes, falta mesmo a coragem que eu mencionei naquele meu texto lá no blog. Coragem pra assumir o que se quer, esquecer mágoas... mas, a grande maioria fica se remoendo, esperando um pedido de desculpas e deixam-se levar ainda pela possibilidade de existir algum amor. Na realidade, o amor acaba quanto a sintonia já não é a mesma. Isso é simples de perceber. Eu penso como você. Diálogo, sem mentiras, vamos ser honestos. Não deu, beleza... Bora seguir em frente, tem muita gente pra ser amada. Gente pra conversar, pra sorrir... até pra chorar também. Eu aprendi tanto nessa vida, e quando vejo as pessoas se lamuriando por amor, juro, eu logo penso no tempo que estão perdendo. Bah, Flávia, eu adorei o texto mesmo! Gostaria que lesse uma publicação minha, creio que de umas duas semanas atrás intitulada: "Reflexão sobre o amor". Lá tem muito de mim, escrevi com o propósito de mostrar as pessoas que amor é algo amplo, sem amarras, sem dependências ou qualquer coisa que faça-nos sentir tristes.

    Nossa, parabéns mesmo pelo texto, eu nunca havia lido algo sobre o amor que dissesse realmente o que eu imagino sobre esse assunto.

    Um beijo, minha linda, você escreve muitíssimo bem.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, Flávia! Que intensa narrativa de opiniões sinceras e de notória reflexão! Nem tudo são sentimentalidades na vida. E tu ponderaste muito bem o que muitos têm medo de pensar.

    Foi um grato prazer ler mais este texto teu, diferente dos demais, como tu mesma disseste, mas nem por isso merecedor de menos aplausos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Não... não concordo.
    Sei que os comentários são habitualmente para concordar... mas acredito que preferes a honestidade.

    E principalmente aquela expressão da "dignidade da solidão".

    Mas respeito o teu ponto de vista, sempre.
    Tudo de bom para ti.
    Rolando

    ResponderExcluir
  11. "Quando primeiramente pensamos no amor próprio, todas as outras formas de amor sincero são válidas."
    Realmente quem não tem amor próprio, não é capaz de amar e ser amado de verdade.
    Excelente texto.
    Não opinarei sobre sua forma de ser,sentir ou pensar.
    As vezes é o amor que nos encontra.
    Felicidade depende do jeito que olhamos a vida.
    E essa mania inconstante de amar é que faz a vida melhor ou pelo menos nos da um motivo de viver.

    Parabéns pelo texto.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  12. Flor que lindo!
    to passando tbm pra deixar um beijo, desejar boa sexta e dizer que to com saudade de vc lá pelo meu cantinho rss

    xero

    ResponderExcluir
  13. Não sei bem sabe Flávia, acho que quem hoje, não espera mais, se prende e se planeja demais, mas que um dia fez tudo isso e em nada deu, sempre tem uma essência pra dizer amor com mais intensidade a si mesma. Eu sinto isso aquí tão concordante que é quaze uma resposta. Não apenas a auto afirmação do amor próprio, mas do amor que já foi outrora crocante, amargo ou congelado, mas que hoje é condensado e naturalmente amado sem dependências nem abstinências. Simplesmente amado.

    Esse texto é muito especial. (quaze uma resposta) enquanto a mim... não sei bem se já percebi a imensidão dos pensamentos que choram e lamentam a nossa insatisfação com as coisas que já se foram mas deixaram um rastro de saudade mais desejada que um lago límpido, e temos que negar a volta disso pelo nosso próprio bem (ser fria, as vezes...) Mas flanando entre essas palavras acabei encontrando uma casa e dentro um quadro pendurado em que eu pude entrar e aprender um pouquinho mais de tudo isso... (amor), espero mais textos assim, tão absolutosss. milBjos*

    ResponderExcluir
  14. Oi, td bem?
    Meu nome é Carlo. sempre que posso venho atéaqui....acho que vc ainda se lembra de mim, né? (risos) ai de ti sem de mim esquecerr....rrrrrrrrunnn rs rs

    =)


    "é só o amor...é só o amor..."

    é esse amor que tens dentro de ti que a infelizes e malditos raios de distância faz eu ser totalmente encantado por ti e suas belas atitudes. Faz eu dizer que vc é minha alma-gêmea-sentimental!!!

    EU TE AMO!

    Incontáveis abraços.

    ResponderExcluir