sábado, 9 de janeiro de 2010

O mundo se comove, mais ninguém se move.

"Eu precisava falar, mais não precisava postar. Na verdade isso tudo ficou parecendo mais um apelo clichê, do que um texto adequado a um blog. Mais se isso for considerada uma forma de fazer alguma coisa pelo mundo, estarei feliz. Pela primeira vez, peço que leiam com atenção e pensem no seu maior valor, no seu maior princípio. Não abstraiam de suas mentes assim que terminarem a última palavra. Levem consigo e ponham em prática. Meu blog tem poucos, mais bons leitores que também são ótimos escritores. Se cada um de vocês tentasse por em palavras e mostrar ao maior número de pessoas que o mundo está acabando mesmo, seríamos números a mais na estatística de jovens que se preocupam com o mundo em que vivem. Também não é o tipo de texto que gosto de escrever, mais se tornou necessário. Torne necessário para vocês e façam o mesmo. Obrigada, e por favor, leiam mesmo que se torne cansativo. "

Já cansei. Essas matérias na tv sobre chuva, temperaturas a baixo de vinte graus negativos na China, gente morrendo, lixo pra todo lado, famílias perdendo o pouco que tem, barrancos caindo em cima das pessoas, calor de quarenta graus e tantas outras mais, foram acumulando um stress absurdo em mim, desde o primeiro dia do ano. Eu, que nunca fui muito preocupada com essa história de aquecimento global, ando tendo pesadelos com o fim do mundo, apocalipse e todas essas coisas que falam que um dia vão acontecer.
A mudança está diante dos nossos olhos. O planeta virou uma bola, as vezes quente demais, outras vezes fria demais. Um lugar cheio de gente ignorante que não sente nada quando vê o desespero de quem perde tudo o que tem numa enchente; de quem perde tudo e todos que tem em um desabamento. Será que as pessoas ficaram cegas? Autoridades resolvem? A conferência sobre o clima foi um fracasso e eles tem coragem de adiar. Esperar mais, mais poluição, mais chuva, mais lágrimas... Mais destruição! Como se 200 líderes mundiais fossem deixar seus interesses econômicos, políticos e sociais de lado pra tentar salvar o mundo.
O Jornal começou agora. Adivinhem qual é a primeira notícia ? "Bombeiros continuam buscas por vítimas na Ilha Grande e Morro da Carioca". Eu não aguento mais. Vou desligar a TV. Ninguém sente o mesmo que eu?
O grande problema é que a grande maioria das pessoas não acredita mais na possibilidade de reverter a situação. Talvez, reverter seja realmente impossível, mais com certeza, podemos parar. Parar de jogar lixona rua, deixar o carro na garagem uma vez por semana e pegar um ônibus ou andar de bicicleta. Parar de desmatar e de queimar. Parar de fingir que não está acontecendo nada e começar a agir.
2012 está perto. E seus planos pra depois disso? Acabarão junto com o mundo? Você vai morrer antes de ver seus sonhos realizados? Não vai experimentar a emoção de ser mãe ou pai ? Não vai se formar na faculdade? Não vai comprar a casa dos sonhos? Não vai mostrar o melhor da vida pra seus filhos? Vai deixar a ignorância te vencer ? Procure as respostas.
Somos uma gota no oceano comparados a imensidão da natureza.
Respeitemos e seremos respeitados.


Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come.
(Greenpeace)

4 comentários:

  1. O mundo realmente precisa de nós..

    Belo texto, é uma preocupação que devemos ter com certeza!!Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oiii
    Bonita a sua preocupação... eu também me preocupo, acontece que estou bem acomodada.. e isso não é pra rir, afinal todos nós podemos fazer a nossa parte..
    bjus

    ResponderExcluir
  3. "Os incomodados que mudem....o mundo"

    Falar é algo tão bonito, para certas pessoas que tem habilidade, se torna até algo fácil de se fazer. Mas, agir, ah, agir já ñ é tão facil qnd nos deparamos com pessoas sem compaixão.

    Incontáveis abraços.

    ResponderExcluir
  4. Belo texto, excelente reflexão!

    Abraço!

    ResponderExcluir